Estação Transformadora de Distribuição (ETD) ou Subestação de Energia (SE) são conjuntos de equipamentos de proteção e manobra e transformadores utilizados para elevar ou rebaixar a tensão de geração ou transmissão de energia elétrica.
As subestações são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar aos grandes centros consumidores, a eletricidade percorre o sistema de transmissão que começa nas usinas geradoras de energia elétrica e passa pelas subestações, onde será rebaixada para valores de distribuição nas classes de 5 KV, 15 KV, 25 KV ou 35 KV, de acordo com a conveniência técnica de cada Estação Transformadora de Distribuição -ETD.
Quando elevam a tensão elétrica, nas usinas geradoras, em uma Subestação denominada ETT – Estação Transformadora de Transmissão, pois os geradores fornecem em baixa tensão e devem ser elevadas para serem transmitidas. A elevação da tensão de transmissão tem por objetivo minimizar as perdas e otimizar a transmissão de energia elétrica.
Este processo evita a perda excessiva de energia elétrica ao longo do percurso.
Em alguns circuítos primários ou mesmo nas Subestações é necessário a instalação de Reguladores de Tensão, a fim de manter a tensão primária de Distribuição nos parâmetros ideais.